Autoral

Maranhão

CAMINHADA DA COLHEITA

Resultado da experiência de 10 dias de  expedição no Maranhão, do interior(Preazinho) à Ponta do Mangue, nos  Lençóis Maranhenses, realizada pelo Fotógrafo Quin Drummond, onde o  mesmo teve uma convivência intensa com uma população de baixo IDH que  faz parte do Projeto Abelhas Nativas.

Dez  dias dormindo em rede, em casas de pau a pique e cobertura de palha,  comendo tapioca, tomando suco de cupuaçu e convivendo com lugares e  gente maravilhosa. Tudo isto também é Brasil. Desta viagem Quin Drummond  produziu um vídeo documentário intitulado “Caminhada da Colheita”, que é  referência em todo o Brasil, e fotografias que mostram lugares e o dia a  dia dessa gente.

Nada melhor,  portanto, do que mostrar esta realidade pela fotografia olhada no  contexto da luta desse povo pela valorização cultural de um dos seus  bens mais preciosos: as abelhas indígenas sem ferrão, ou abelhas nativas  sem ferrão, seus produtos e subprodutos que a este povo retorna como um  dos meios de subsistência e integração.