Imagem capa - CASAMENTO E PANDEMIA por QUIN DRUMMOND
Artigo

CASAMENTO E PANDEMIA


Casamento e pandemia: o que está acontecendo?


Casamento e pandemia - duas combinações que trouxeram grandes mudanças nos preparativos para o enlace matrimonial. Muitos adiaram as datas do casório e outros até repensaram sobre o relacionamento e desmancharam o compromisso.

Nesse artigo, vamos ver o que está acontecendo em uma das épocas mais intrigantes desde quando o covid-19 surgiu.

Desde quando se iniciou a pandemia covid-19, tanto os noivos como os organizadores matrimoniais, tiveram que se adaptarem a um novo modelo para casar.

Isso porque, as restrições para conter o coronavírus, como distanciamento social e confinamento, precisam ser respeitados. Com isso, a aglomeração deve ser evitada, assim como todo tipo de contato pessoal.

Por conta dessa quarentena, as celebrações, as cerimônias e as festas não mais seguiriam o modelo tradicional. Tanto que alguns poucos noivos até casaram, mas de maneira virtual.  Isto é realizando uma "live" na rede social com o Instagram.

No entanto, a maioria dos casais adiou a data e outros até romperam o relacionamento desfazendo os planos de casar.

Logo, o que está acontecendo nessa relação casamento e pandemia? Houve algum impacto para
os noivos na decisão de casar? Será que não é o momento para repensar se realmente vale a pena unir-se a ao outro?

Veja o que diz algumas estatísticas realizadas durante esse momento tão delicado.

Casamento e pandemia - estatísticas atuais

De acordo com a matéria O Tempo, divulgando os dados da CRC Nacional - Central Nacional de Informações do Registro Civil, datada em setembro de 2020, o número de uniões chegou a 61.777,
representando um crescimento de 143% em relação a abril do mesmo ano.

Porém, vale ressaltar que, esse número é ainda inferior em relação a setembro de 2019, que totalizou 80.420 uniões oficiais.

Certamente, isso ocorreu devido a flexibilidade da pandemia nesse tempo, permitindo que haja reuniões, encontros sem muita aglomeração, mas sempre com o uso de máscara e respeitando a
distância entre as pessoas.

Como estão acontecendo os casamentos durante a pandemia?

Ambientes abertos, número limitado de convidados, nada de exageros, decoração simples e transmissão pela internet marcam o novo modelo de casamento e pandemia.

Alguns noivos decidiram casar, mesmo durante a pandemia, porém respeitando as restrições e regulamentações do governo para não disseminar o coronavírus.

Outros noivos, preferiram adiar, esperando que as medidas de distanciamento social melhorassem.
E ainda, poucos noivos desfizeram a relação e todos os planos a dois.

Abaixo, eu separei algumas novas formas de casar que surgiram na pandemia:

Transmissão pelo Youtube ou instagram

Em vez de adiarem, os noivos preferiram casar realizando a cerimônia com poucas pessoas (apenas os noivos e o padre ou pastor) na igreja ou algum ambiente aberto.

Modelo Home Wedding

Casamento em casa é a nova tendência para o enlace matrimonial. Sendo assim, os noivos convidam poucas pessoas, geralmente só os familiares, em ambiente domiciliar, o dirigente da cerimônia e com uma decoração minimalista.

Elopment Wedding

Modelo inovador que já conquistou muitos casais! Ele significa "fugir para casar" que consiste em viajar para um lugar paradisíaco ou não, e celebrar a união dos dois apenas com o dirigente e o
fotógrafo.

Casamento online

Também ganhou espaço entre casamento e pandemia, onde o dirigente está em um estado ou cidade distante do casal e fazem a cerimônia pela internet.

Também optado pelo cartório, cujo nome ficou conhecido como validação civil. Assim, com o uso da plataforma streaming, conectam os dois e o dirigente.


Conclusão


Em meio a tantas mudanças, o casamento ainda é um ato sagrado e especial. Por isso, as adaptações e a criatividade têm tomado espaço cada vez mais durante esse tempo delicado.
É como sugere Diogo G. B. Heller, celebrante de casamentos:
"O mercado de casamento é muito ativo e novos formatos de celebração e rituais surgem constantemente. E, em meio à pandemia, o recomendado é que o matrimônio seja realizado de forma intimista”
Gostou de saber mais sobre o casamento e pandemia? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!





Meu Deus, estava casando mesmo! Parecia um sonho...




Escolher uma data, o momento ideal para um grande passo em nossas vidas não foi fácil! Afinal, 10 anos de relacionamento tem muita história pra contar! Ter que adiar tudo planejado com tanto carinho à princípio foi uma situação muito difícil de aceitar tanto pra mim quanto para o Gui! Mas hoje percebemos que até nas situações ruins aprendemos e conseguimos extrair coisas boas! A pandemia adiou nosso sonho de uma cerimônia rodeada daqueles que de alguma forma participaram e participam de nossa história, do nosso amor! Mas realmente os nossos planos não são os mesmos de Deus!  Eu e Guilherme depois de conversar com nossos pais decidimos manter a data mas respeitando toda a segurança e dentro do que era possível diante da Pandemia!



E muitas pessoas diziam que éramos doidos, que o casamento seria lembrado de forma ruim por ser na Pandemia e que as lembranças em fotos seriam marcadas sem sorrisos.
Mas hoje, fazendo a reflexão de um mês de casados, tudo ainda parece um sonho!
Todo aquele momento no cartório foi mágico!
E, como é rápido toda a cerimônia no cartório... Mas tudo muito intenso! Aquela sensação de coração a mil tomou conta! E me vi com aquele buquê na mão... Meu Deus, estava casando mesmo! Parecia um sonho! Nosso momento e, sair do cartório e ver toda nossa família ali na calçada fazendo festa, fez perceber que não há obstáculos para o amor!


Realmente teremos fotos de máscaras, mas os olhares são de afeto, carinho e alegria!
Ter nossos pais, irmãos, cunhados e sobrinhos ali vibrando por nós foi mais que especial! E, sem dúvida nenhuma, a data foi mais marcante do que imaginávamos! Tenho certeza teremos coisas melhores ainda por vir! Ainda vamos realizar o nosso sonho perto de nossos amigos e familiares!
Somos sortudos porque daqui uns anos teremos duas datas marcantes em nossa vida matrimonial para comemorar! Deus reserva coisas boas em nossas vidas e que não temos noção! Casamos na Pandemia e fomos muito felizes naquele dia 09/10/2020! Só amor e muita gratidão a Deus e nossa família por tudo!