27/05/2021 às 23:08 Artigo

Cerimônias de Casamento

122
4min de leitura

Cerimônias de casamento: conheça as 3 principais

Celebrar a união de duas pessoas é um sentimento único que enche o coração de felicidade. E para que esse momento seja ainda mais emocionante, é importante que o casal escolha o tipo de cerimônia, pois os preceitos, tradições e rituais se diferenciam. Assim, para ajudá-los a decidir, conheça as 3 principais cerimônias de casamento e veja a que melhor se alinha ao perfil do casal!

Ainda que os preparativos do casamento envolvam vestido de noiva, buquê, recepção, lista de convidados e muitos outros detalhes, a cerimônia de casamento merece uma atenção especial por seu valor simbólico e tradicional.

É nessa celebração que os votos são consagrados, as alianças trocadas, e, dependendo da fé do casal, a benção de Deus para a união é dada pelo padre, pastor ou dirigente!

Por essa razão, a escolha de uma, entre os vários tipos de cerimônias de casamento, precisa ser definida pelos dois. E, em seguida, os rituais e os roteiros podem ser estabelecidos conforme essa escolha.

Sendo assim, em meio a tantos que existem, listei abaixo as 3 principais cerimônias de casamento para que vocês possam conhecer e, desse modo, fazer uma decisão consciente.

3 principais cerimônias de casamento:

As cerimônias de casamento são tão emocionantes que se torna difícil esquecer. Talvez, você já presenciou algum familiar ou amigos em uma igreja católica, evangélica e espírita e ficou encantada com tudo que viu e ouviu.

Realmente, essa parte do casamento é mágico e especial, deixando lembranças eternas na vida dos noivos, padrinhos, familiares, amigos e demais convidados.

Por isso, deve ser escolhida pelo casal com carinho, atenção e amor. Até porque, para a boa convivência do casal, faz-se necessário existir respeito mútuo com a fé, a crença de cada um. E, dessa forma, viver sua vida a dois em perfeita harmonia.

Para isso, separamos as 3 principais que são:

1 - Cerimônia católica

Na católica, a celebração é feita pelo padre e o casal pode escolher se querem missa ou não. Ela é uma das cerimônias de casamento mais utilizada no Brasil, devido a maioria das pessoas professarem a fé católica.

Algumas de suas características, rituais e critérios podem ser descritas assim:

 O divórcio é inaceitável, então, o casal precisa ser viúvo ou solteiro Quem celebra a cerimônia de casamento é o padre e os noivos fazem a festa em um local aberto ou fechado Em algumas igrejas e catedrais é preciso agendar a data o quanto antes Para receber o sacramento, os noivos precisam ter sido batizados Há presença dos padrinhos que são testemunhas da aliança de amor e união.

2 - Cerimônia evangélicaNa evangélica, os noivos precisam ser da mesma fé cristã, não necessariamente da mesma igreja que congregam. A cerimonia pode ser realizada na igreja, em um salão de festas ou ambiente aberto, como ao ar livre.

As suas características, rituais e critérios podem ser descritas assim:

 É dirigida pelo pastor que ministra uma breve palavra baseada na bíblia sobre casamento, aliança de amor e cumplicidade O noivo espera a noiva no altar, tradicionalmente Não há número exato de padrinhos e madrinhas, então, os noivos podem decidir quantos quiserem Antes de casarem, normalmente, os noivos fazem um curso pré-matrimonial recebendo orientações acerca do compromisso e outros temas a dois Durante a cerimônia, os louvores e os hinos são bastantes tocados. E se um dos noivos canta, então, esse é o momento que se demonstra, por meio do cântico, todo o amor sentido no coração.

3 - Cerimônia espíritaDiferentemente da católica e evangélica, a cerimônia espírita não tem nenhuma liturgia, ou seja, ritual ou preceito a ser seguido. O que se tem é uma celebração simples com os convidados juntamente com um cerimonialista ou dirigente.E ali há uma oração breve e uma palavra sobre sua própria doutrina espírita. E, inclusive, recebem a benção da união e um discurso pequeno sobre o amor do casal.

Algumas considerações acerca de sua cerimônia: É escolhido um local para a assinatura do casamento civil e, ao mesmo tempo, a celebração simples Não é obrigatório que o cerimonialista ou dirigente seja do centro espírita. Assim sendo, pode ser qualquer um, inclusive, um familiar ou amigo dos noivos O empenho maior não se concentra na cerimônia, mas no compromisso entre os dois. Por isso, a celebração é feita de forma bem simples, sem exageros.

ConclusãoComo visto, existem poucas diferenças entre a cerimônia católica e evangélica, mas na espírita, é bem distinta o formato da celebração da união do casal. E se você está pensando em casar com uma delas, recomenda-se observar as suas exigências.Gostou de saber mais sobre os tipos de cerimônias de casamento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

27 Mai 2021

Cerimônias de Casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Casamento Casamento em Sete Lagoas Cerimônias de Casamento Fotos de Casamento Quin Drummond Fotografia Wedding

Quem viu também curtiu

22 de Set de 2018

CASAMENTO FERNANDA E JUNIOR

27 de Mai de 2021

Jéssica e Pedritto

27 de Mai de 2021

O batizado de Joaquim

Olá, aqui é o Quin Drummond. Obrigado pela visita, fique à vontade para falar aqui no Whats!
Logo do Whatsapp