Cerimônias de casamento: conheça as 3 principais
Celebrar a união de duas pessoas é um sentimento único que enche o coração de felicidade. E para que esse momento seja ainda mais emocionante, é importante que o casal escolha o tipo de cerimônia, pois os preceitos, tradições e rituais se diferenciam. Assim, para ajudá-los a decidir, conheça as 3 principais cerimônias de casamento e veja a que melhor se alinha ao perfil do casal!
Ainda que os preparativos do casamento envolvam vestido de noiva, buquê, recepção, lista de convidados e muitos outros detalhes, a cerimônia de casamento merece uma atenção especial por seu valor simbólico e tradicional.
É nessa celebração que os votos são consagrados, as alianças trocadas, e, dependendo da fé do casal, a benção de Deus para a união é dada pelo padre, pastor ou dirigente!
Por essa razão, a escolha de uma, entre os vários tipos de cerimônias de casamento, precisa ser definida pelos dois. E, em seguida, os rituais e os roteiros podem ser estabelecidos conforme essa escolha.
Sendo assim, em meio a tantos que existem, listei abaixo as 3 principais cerimônias de casamento para que vocês possam conhecer e, desse modo, fazer uma decisão consciente.
3 principais cerimônias de casamento:
As cerimônias de casamento são tão emocionantes que se torna difícil esquecer. Talvez, você já presenciou algum familiar ou amigos em uma igreja católica, evangélica e espírita e ficou encantada com tudo que viu e ouviu.
Realmente, essa parte do casamento é mágico e especial, deixando lembranças eternas na vida dos noivos, padrinhos, familiares, amigos e demais convidados.
Por isso, deve ser escolhida pelo casal com carinho, atenção e amor. Até porque, para a boa convivência do casal, faz-se necessário existir respeito mútuo com a fé, a crença de cada um. E, dessa forma, viver sua vida a dois em perfeita harmonia.
Para isso, separamos as 3 principais que são:
1 - Cerimônia católica
Na católica, a celebração é feita pelo padre e o casal pode escolher se querem missa ou não. Ela é uma das cerimônias de casamento mais utilizada no Brasil, devido a maioria das pessoas professarem a fé católica.
Algumas de suas características, rituais e critérios podem ser descritas assim:
O divórcio é inaceitável, então, o casal precisa ser viúvo ou solteiro Quem celebra a cerimônia de casamento é o padre e os noivos fazem a festa em um local aberto ou fechado Em algumas igrejas e catedrais é preciso agendar a data o quanto antes Para receber o sacramento, os noivos precisam ter sido batizados Há presença dos padrinhos que são testemunhas da aliança de amor e união.
2 - Cerimônia evangélicaNa evangélica, os noivos precisam ser da mesma fé cristã, não necessariamente da mesma igreja que congregam. A cerimonia pode ser realizada na igreja, em um salão de festas ou ambiente aberto, como ao ar livre.
As suas características, rituais e critérios podem ser descritas assim:
É dirigida pelo pastor que ministra uma breve palavra baseada na bíblia sobre casamento, aliança de amor e cumplicidade O noivo espera a noiva no altar, tradicionalmente Não há número exato de padrinhos e madrinhas, então, os noivos podem decidir quantos quiserem Antes de casarem, normalmente, os noivos fazem um curso pré-matrimonial recebendo orientações acerca do compromisso e outros temas a dois Durante a cerimônia, os louvores e os hinos são bastantes tocados. E se um dos noivos canta, então, esse é o momento que se demonstra, por meio do cântico, todo o amor sentido no coração.
3 - Cerimônia espíritaDiferentemente da católica e evangélica, a cerimônia espírita não tem nenhuma liturgia, ou seja, ritual ou preceito a ser seguido. O que se tem é uma celebração simples com os convidados juntamente com um cerimonialista ou dirigente.E ali há uma oração breve e uma palavra sobre sua própria doutrina espírita. E, inclusive, recebem a benção da união e um discurso pequeno sobre o amor do casal.
Algumas considerações acerca de sua cerimônia: É escolhido um local para a assinatura do casamento civil e, ao mesmo tempo, a celebração simples Não é obrigatório que o cerimonialista ou dirigente seja do centro espírita. Assim sendo, pode ser qualquer um, inclusive, um familiar ou amigo dos noivos O empenho maior não se concentra na cerimônia, mas no compromisso entre os dois. Por isso, a celebração é feita de forma bem simples, sem exageros.
ConclusãoComo visto, existem poucas diferenças entre a cerimônia católica e evangélica, mas na espírita, é bem distinta o formato da celebração da união do casal. E se você está pensando em casar com uma delas, recomenda-se observar as suas exigências.Gostou de saber mais sobre os tipos de cerimônias de casamento? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!